Seguidores que acompanham o Blog

Comentários Adicionais

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

2º Trimestre de 2018
Abril a Junho
APERFEIÇOAMENTO CRISTÃO
Propósito de Deus para o discípulo de Cristo

COMENTARISTA: Pr. Marcos Sant’Anna da Silva – Pastor; Bacharel em Administração de Empresa e em Teologia; Palestrante; Articulista; Professor de diversas matérias teológicas e atuou na Marinha do Brasil como Capelão Naval durante quase 13 anos.

PALAVRA DO COMENTARISTA: Neste trimestre estudaremos sobre diversos assuntos relacionados ao dia a dia do povo de Deus, os quais são relevantes para o aperfeiçoamento de cada membro do Corpo de Cristo. São lições que muito contribuirão para motivar cada discípulo de Cristo à reflexão bíblica, tão necessária nos dias atuais, marcados pelo imediatismo, relativismo, pragmatismo, muitos modismos, distorções e desvios doutrinários, entre outros. Como membros do Corpo de Cristo, somos chamados ao crescimento e aperfeiçoamento, visando a nossa participação na edificação da Igreja para a glória de Deus (Ef 4.12; 2Pe 3.18). Portanto, trata-se de um processo dinâmico até a volta de Jesus Cristo. Nenhum membro do Corpo de Cristo está isento de participar na obra do ministério, pois o “aumento do corpo” se dá quando cada parte cumpre a sua responsabilidade (Ef 4.16). Que o Espírito Santo nos conduza neste estudo e nos capacite no enfrentamento dos muitos desafios nesses tempos trabalhosos e difíceis.

SUMÁRIO
Lição 05 – A responsabilidade de cuidar uns dos outros
Lição 06 – O temor a Deus e as atitudes coerentes
Lição 07 – Deus espera de nós uma resposta
Lição 08 – Os propósitos de Deus nos milagres
Lição 09 – É preciso buscar crescimento espiritual
Lição 10 – Vivendo neste presente século
Lição 11 – O discípulo de Jesus e o serviço cristão
Lição 12 – Nossas atitudes diante da Palavra de Deus
Lição 13 – Em Cristo somos mais do que vencedores


1º Trimestre de 2018
Janeiro a Março
L E V Í T I C O
O Ministério sacerdotal levítico e sua relevância para a Igreja

COMENTARISTA: Pr. Fernando Luiz Viana Alves - Presidente da CONEMAD/PAN; Presidente da Assembleia de Deus, Ministério de Madureira em Belém do Pará; Engenheiro Civil; Bacharel em Teologia; Escritor e Conferencista Internacional.

PALAVRA DO COMENTARISTA: Se no livro de Êxodo encontramos o registro da ação poderosa de Deus para libertar o povo de Israel da escravidão do Egito e conduzi-lo à Terra Prometida (Êx 3.7-8), no livro de Levítico lemos sobre as instruções de Deus para o Seu povo sobre como deveria se aproximar dEle, ter comunhão com Ele, cultuá-Lo e viver na Terra Prometida. A expressão que mais se destaca nesse livro é: santidade. A mensagem central de Levítico é: “Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2). Portanto, trata de assuntos que são totalmente relevantes também para a Igreja: redenção pelo sangue; ofertas; relacionamentos interpessoais; dízimo; ministério; bens materiais; ações de graças; entre outros. É um livro que aponta diretamente para Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, e Seu sacrifício na cruz. Tanto que alguns consideram o livro de Levítico como o “Evangelho do Antigo Testamento”. Que o Espírito Santo nos conduza neste estudo, a fim de que contribua para vivermos em santidade e comunhão com Deus.

SUMÁRIO


4º Trimestre de 2017
Outubro a Dezembro

DOUTRINAS FUNDAMENTAIS
DA IGREJA DE CRISTO
O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar no ensino dos apóstolos

COMENTARISTA: Bispo Abner de Cássio Ferreira - Presidente da CONEMAD/RJ (Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira no Estado do Rio de Janeiro); Presidente da Catedral Histórica das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira; 3o Vice-presidente da CONAMAD; Advogado; Bacharel em Teologia; Escritor; Articulista e Conferencista.

PALAVRA DO COMENTARISTA: No ano em que celebramos os quinhentos anos da Reforma Protestante, é importante que o cristão tenha em mente quais são as doutrinas fundamentais da Igreja de Cristo.
O movimento que culminou na fixação das noventa e cinco teses na igreja de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517, por Martinho Lutero, transmite até os dias de hoje a importância de se conhecer a Palavra de Deus e o Evangelho genuíno de Jesus Cristo. Foi o próprio Cristo que destacou a insubstituível atividade de ensino na missão da Igreja, antes de Seu retorno ao céu: ensinar antes e depois do batismo em águas. Notemos que não se trata apenas de transmitir conhecimento, mas ensinar visando obediência (Mt 28.19-20). Os apóstolos, capacitados pelo Espírito Santo, não negligenciaram o cumprimento dessa ordem (At 2.42). Deste modo, a presente revista se propõe a nos conduzir no estudo das principais doutrinas transmitidas à Igreja pelo Espírito Santo por intermédio dos apóstolos.

SUMÁRIO


3º Trimestre de 2017
Julho a Setembro

EVANGELISMO, MISSÕES
E DISCIPULADO
A tarefa primordial da igreja”


COMENTARISTABispo Oídes José do Carmo – 4º Vice-Presidente da CONAMAD; Presidente da CONEMAD-GO (Convenção Estadual do Ministério de Madureira em Goiás); Presidente da Assembleia de Deus em Campinas, Goiânia (Go); Advogado; Teólogo.
PALAVRA DO COMENTARISTA: Neste trimestre, estudaremos sobre a missão primordial da Igreja! As treze lições enfocarão evangelismo, missões e discipulado. Será uma oportunidade para lembrar que a responsabilidade no cumprimento da missão não está restrita aos pastores, missionários e evangelistas, mas, sim, que pertence a todo discípulo de Cristo (Mt 28.19-20). Trata-se de continuar a obra iniciada por Jesus Cristo, que estava prevista desde o princípio, como encontramos no primeiro livro da Bíblia, Gênesis. Tanto que o apóstolo Paulo identificou aí o primeiro anúncio do Evangelho (Gl 3.8), isto é, o próprio Deus sendo um Evangelista, pois Ele é o Deus Missionário! A Igreja recebeu do Senhor a mensagem, o poder do Espírito Santo para proclamar e a promessa de Jesus de estar conosco enquanto cumprimos a missão. Fomos chamados por Cristo para frutificar (Jo 15.16). Jesus continua chamando e estabelecendo condições para ser Seu discípulo. Ainda há povos, tribos e nações não alcançados pelo evangelho de Jesus. E, mesmo no Brasil, muitos são os desafios para cumprirmos o mandamento do Senhor, em diversos ambientes e com diferentes grupos sociais. Que Deus use estas lições para despertar mais ainda o Seu povo nestes dias difíceis e trabalhosos. Que possamos obedecer ao ide de Jesus, enquanto é dia (Jo 9.4).

SUMÁRIO
Lição 13 – A perseverança do discípulo de Jesus Cristo. 


2º Trimestre de 2017
Abril a Junho
J  E  R  E  M  I  A  S
“Deus convoca Seu povo ao arrependimento”

Comentarista:  Pastor Clementino de Oliveira Barbosa. Bacharel em Teologia; Conferencista e Articulista; Membro da Mesa Diretora da CONEMAD-SP; Membro da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo; Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Guarulhos (SP).

Palavra do Comentarista: Neste trimestre, o assunto abordado é o livro do profeta Jeremias. Ele foi escolhido por Deus e revestido de autoridade pelo Eterno, a fim de cumprir sua missão. A princípio, o jovem profeta hesitou e temeu, até porque sua missão era falar a Palavra do Senhor ao povo, aos reis, aos falsos profetas e aos sacerdotes. Veremos no decorrer das treze lições que o serviço na obra do Senhor é bastante árduo. Jeremias foi abandonado e aprisionado devido às mensagens ásperas em suas profecias. Foi acusado de infidelidade por dizer, em nome do Senhor, que o povo de Judá deveria se render à Babilônia. Porém, mesmo diante de falsas denúncias e de ameaças de morte, Jeremias nunca se esquivou do seu chamado, cumprindo-o com esmero e afinco. Será uma excelente oportunidade para meditarmos sobre os propósitos de Deus ao disciplinar o Seu povo e as profecias de restauração e renovo. Esperamos que, após estudarmos estas lições, possamos ter a força necessária para prosseguir nos caminhos do Senhor e possamos nos tornar pessoas melhores na caminhada diária de nossas vidas.
1º Trimestre de 2017
Janeiro a Março
APRENDENDO COM AS
GERAÇÕES PASSADAS

"A importância, responsabilidade e o legado de uma geração temente ao Senhor para enfrentar as complexidades e os desafios da pós-modernidade".


COMENTARISTA DA LIÇÃO: Pastor Manoel Luiz Prates.


4º Trimestre de 2016
Outubro a Dezembro
Adoração & Louvor


3º Trimestre de 2016
Julho a Setembro
M A T E U S 
"Uma visão panorâmica do Evangelho do Rei"

2º Trimestre de 2016
Abril a Junho 
FRUTO DO ESPÍRITO


(Para acessar os comentários dê um clic sobre a lição desejada)



1º Trimestre de 2016
Janeiro a Março 

CASAMENTO E FAMÍLIA

(Para acessar os comentários dê um clic sobre a lição desejada)




4º Trimestre de 2015
Outubro a Dezembro 
MATURIDADE ESPIRITUAL


(Para acessar os comentários dê um clic sobre a lição desejada)

Introdução da Revista
Lição 01 - Abraão, um adorador por excelência
Lição 02 - A gratidão é o mais nobre sentimento da alma de um cristão
Lição 03 - A importância de buscar com zelo os valores perdidos
Lição 04 - O exercício da misericórdia manifesta a graça de Deus
Lição 05 - Judas Iscariotes, um apóstolo dominado pela carne
Lição 06 - O cristão vence o mal usando a armadura de Deus
Lição 07 - Fomos escolhidos para produzir bons frutos
Lição 08 - Lição de uma vida pródiga
Lição 09 - Compreendendo a lei da semeadura
Lição 10 - Jesus renova as esperanças de João Batista
Lição 11 - Calebe: um exemplo de visão, coragem e perseverança (adicionais)
Lição 11 - Calebe - um exemplo de visão, coragem e perseverança (complementares)



3º Trimestre de 2015
Julho a Setembro 
SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS
DO NOVO TESTAMENTO



2º Trimestre de 2015
Abril a Junho
 MOISÉS, O LEGISLADOR DE ISRAEL

(Para acessar os comentários dê um clic sobre a lição desejada)


1º Trimestre de 2015
Janeiro a Março
F I D E L I D A D E






1º TRIMESTRE 2014
Janeiro a Março
4ºTRIMESTRE 2013
Outubro a Dezembro

DAVI, A LÂMPADA DE ISRAEL
3° TRIMESTRE 2013
Julho a Setembro
FAMÍLIA CRISTÃ


2° TRIMESTRE 2013
Abril a Junho
PONTOS SALIENTES DA NOSSA FÉ


1° TRIMESTRE 2013
Janeiro a Março
VIDA CRISTÃ VITORIOSA

Lição 03 - A Ignorância da Nova Geração

12 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom saber que EBD ainda é apreciada e procurada por pessoas que amam à Deus e a sua palavra! Ana-ADBrás-Jd Bandeirantes- SP

Osmar Emídio de Sousa disse...

A Paz do Senhor, Ana!

A EBD exerce um papel muito importante na educação cristã e na edificação no corpo de Cristo. Aqueles que verdadeiramente amam a Cristo, certamente participa e amam também a Escola Bíblica Dominical. Obrigado por sua participação.

Pr. Osmar Emídio de Sousa

HUDSON disse...

Sábias palavras, Missionária! Muito abençoada!!

Anônimo disse...

gostaria dos comentários adicionais da revista do 2° trimestre de 2012 sobre apocalipse. alguem poderia postar ai, não consegui encontrar. obrigado

Ebd 316 disse...

A Paz do Senhor meu querido irmão! Infelizmente não poderemos atender o irmão, pois só começamos a postar comentários adicionais a partir de 2013.

Atenciosamente,

Pr. Osmar Emídio de Sousa

Anônimo disse...

Os comentários são excelentes! Estou esperando o da lição 02 - 2º Trim - Os perigos da febre das redes sociais. Seria interessante a postagem dos comentários mais no início da semana que antecede a lição, daria mais tempo para alunos e professores assimilar e confrontar os comentários com os originais! Ass: Fernando!

Unknown disse...

Que página abençoada! Glória a Deus! Que o Senhor Jesus continue a abençoar a cada um de vocês!

Anônimo disse...

Agradeço ao Senhor Jesus pela vida de vcs. Essa ajuda na EBD é maravilhosa! Os comentários são ricos e abençoadores! Obrigada a todos que nos ajudam a compreender melhor a Palavra do Senhor.

paulo santos paulo disse...

Não estão postando mais as lições desse trinestre

Ju & Ju Vasconcelos disse...

A Paz do Senhor amados irmaos, estou sentindo falta dos comentarios adicionais da EBD,
por favor nao deixem de postar os comentarios pois são grande ajuda para nossas classes.
Essa pagina tem sido um canal de bençao nas nossas vidas.

Que Deus abençoe e retribua em abundantes bençaos a cada um de voces.

Fernado Domingos Da Costa Ferreira Domingos disse...

Os cometários adicionais estão fazendo falta, não vão voltar?
ass: Fernando

Vone Conceição 77 disse...

A paz do senhor Jesus, por favor postem os comentários adicionais, são uma bênção pras nossas vidas.E está fazendo muita falta.que Deus vos Abençoe abundantemente.